Pages

Thursday, June 27, 2013

A humilhação história de Portugal - Tratado de Tordesilhas, África e primeira guerra mundial

Irrita-me e sempre me irritou o facto de Portugal ter desaparecido do mapa histórico e ter perdido importância política, e sempre me perguntei "Se dividimos o mundo em duas partes com Espanha séculos atrás, se tivemos um dos império mais compridos da história, de facto o mais longo ultramar porque caímos no esquecimento?" e este ano em história tirei a minha maior dúvida histórica. De facto, do que nos valem as memorias gloriosas, daqueles reis que foram dilatando a fé, o império, e as terras viciosas de África e de Ásia quando hoje a própria Europa se ri de nós e o mundo não nos conhece? Irrita-me profundamente, porque faço parte de um país importante mas que ninguém conhece. Se ao menos os réis de Portugal tivessem aceite Cristóvão Colombo... O mundo seria nosso!
Durante muito tempo tive essa ideia na minha mente, irritava-me profundamente que por um erro estúpido Portugal tivesse perdido o mundo, mas mais tarde entendi com maturidade que a minha ideia não fazia sentido. O que estaríamos nós a fazer como país? Teríamos caído na tirania, a glória teria destruído a nossa humanidade, não seriamos melhor que Roma e cairíamos como ela, ou pior. A minha teoria era: Sem Espanha para dividir o mundo no tratado de Tordesilhas, Portugal podia fazer o que quisesse e colonizar o mundo. Mas claro, eu na altura não percebia que mais tarde ou mais cedo viria o resto da Europa para nos roubar o império, que de facto viriam a roubar mais tarde, ou foi Portugal que desistiu dele? Sim, nós desistimos do império porque achamos que seriamos donos do mundo para sempre, e quando o quisemos de volta era meados do século XX e já não o queríamos para nada.
Este ano o que me apercebi é que quando estivemos sob o domínio dos réis da Espanha, naqueles 70 anos, Portugal era Espanha, por isso muitas vezes não se fala do nosso nome, fala-se em Cristovão Colombo, fala-se da América Latina mas o monopólio está nas mãos dos espanhóis, a nossa maldita glória de descobridores está na mão dos espanhóis, e é essa uma das razões pelas quais somos omitidos nos documentários, porque quando vão procurar pelos documentos da época, Portugal faz parte da Espanha.
Tratado de Tordesilhas
Mas não foram só os espanhóis, não sei por quê os portugueses pensam que está tudo bem sempre e deixam-se iludir facilmente, durante alguns séculos nós somos uma nação rica (pelo menos a corte e a nobreza) mas o que o pessoal fez como ouro do Brasil e as receitas do oriente foi desperdício, nunca investimos, o dinheiro estava nas mãos de uma nobreza de armas que não percebia nada de economia, e a nossa burguesia que podia ter feito o investimento foi perseguida e acabaram por fugir grande maioria para à Holanda. Não tardou a que países mais inteligentes começassem a exigir o mundo, toda a gente queria colónias, e aparecem as treze colónias americanas, os franceses também começam a chegar à África, e lentamente o domínio económico é-nos roubado através de tratados.
Entretanto o Brasil pede a independência, o D. Pedro IV declara-o como um império à parte e mais tarde, no fim do século XIX Inglaterra lança-nos o ultimato do mapa cor-de-rosa, if you don't give us the colony we want then you are a deadman buddy, durante esse tempo houve imensos projectos para dominar a África, incluindo o projecto alemão que não é aceite, o que vai levar a Europa à primeira guerra mundial, Portugal cede a Inglaterra, vantagens: não entramos em guerra com ninguém, desvantagens: somos humilhados, é nesta altura que vai surgir o nosso hino actual em resposta à decisão régia, contra os canhões marchar marchar! Caso não saibam, o mapa Africano foi traçado pela Europa, é por isso que há territórios tão rectilíneos, muitas vezes as fronteiras são apenas artificiais.
Depois cai a monarquia e entramos na ditadura de Salazar, Salazar não quer dar liberdade política às colónias africanas como o resto da Europa deu, entramos na guerra colonial e perto do fim da ditadura o povo português em destaque para os jovens universitários de Coimbra deixam bem claro que não concordam com a guerra e querem dar a liberdade aos povos africanos, cai a ditadura e Portugal perde as colónias, em 1974 o mais vasto império ultramar cai. E ainda bem que caiu.
A razão pela qual desaparecemos do mapa história é porque no fim da questão ultramar europeia quem ganhou foi Inglaterra que ficou com a glória, com a economia desenvolvida, e é mais atual que Portugal em termos colonial, conseguindo dominar culturalmente, tanto as ex-colónias inglesas como Inglaterra ganharam essa guerra ultramar que Europa disputou durante séculos, eles ficaram com o império que Portugal criou, primeiro a discussãp foi Portugal vs Espanha, depois França vs Inglaterra, depois Inglaterra vs Holanda, e no fim Inglaterra vs Alemanha. Como podem ver fomos completamente humilhados, varridos, esquecidos.
Sinceramente, não me faz a mínima diferença que os ingleses tenham ganho, eu admiro Inglaterra e hoje a minha noção de império português é a língua portuguesa, e o Brasil está a ter um papel muito importante na construção desse império linguístico. Sendo nacionalista não consigo concordar com o imperialismo político-económico, apenas gostava que o mundo soubesse que não somos só um país em crise, somos Portugal, e omitirem os nossos feitos históricos é algo que não me deixa nada feliz.

No comments:

Post a Comment