Pages

Wednesday, June 26, 2013

Como assim processo criativo? - Dois processos criativos

O processo criativo é algo, pelo menos na minha opinião essencial na construção de uma obra literária. Há imensos processos criativos relacionados com as mais imensas áreas, muitos filósofos se debruçaram no tema da imaginação humana, e penso que sendo a escrita uma arte muitas vezes solitária e individual os processos criativos variam de pessoa para pessoa, e seria necessário contabilizar o número de pessoas que gostam de escrever para contabilizar o número de processos criativos. Há quem goste de escrever e depois pesquisar, há quem goste de pesquisar e depois escrever, há quem não faça pesquisa nem materialize o processo criativo, mas ele esta lá na mente da pessoa. Existem listas, esquemas, resumos, sei lá, há mil e uma formas de tentar por no papel as primeiríssimas ideias, ou até aquelas que vão acompanhando o desenrolar da história.

Eu por exemplo gosto de fazer mapas de ideias:

A vantagem destes mapas é que podemos colocar imensas ideias da história que pretendemos contar, desde  lugares, personagens às fontes mitológicas, histórias, científicas, etc. A única desvantagem que vejo é ficar messy, mas eu nunca me perdi.

Neste post vou falar-vos de dois processo criativos que encontrei, o primeiro é da Disney, o segundo é para quem gosta de fantasia. Do processo da disney saíram filmes como como Pinóquio, Branca de neve e Bambi. O processo é simples mas pareceu-me bastante eficaz.

Todas as ideias geradas pela equipe de trabalho da Disney eram desenvolvidas por três salas, cada uma com sua função definida:

SALA 01: muito parecida com um brainstorm. É a sala para sonhar, sem restrições, sem limites. As ideias são desenvolvidas de forma livre.

SALA 02: o que é sonhado na SALA 01 é organizado através de um storyboard, no qual se apresenta uma sequência de desenhos, como uma história em quadrinhos, que serve de guia para a animação. Uma espécie de roteiro visual. Assim, criam-se eventos e personagens que se encaixam em uma sequência.

SALA 03: uma sala pequena, embaixo de uma escada, onde a equipe poderia criticar e rever o projeto, sem pressões ou barreiras. O que se critica nesta sala não é o projeto particular de um indivíduo e, sim, o todo.

Desta forma, a ideia retornava para a SALA 1 para que o projeto continuasse. O ciclo sempre envolvia essas três salas. Ou a ideia não sobreviveria a SALA 3, sendo abandonada, ou o silêncio da SALA 3 indicava que a ideia estaria pronta para a produção.


Esta estratégia envolvia três papéis por parte da equipe na sequência indicada:

SONHADOR: acredito que tudo é possível.
REALISTA: penso melhor sobre as coisas.
CRÍTICO: procuro as peças que não se encaixam.


fonte aqui
Apesar de ser um processo em conjunto não há mal em encaixa-lo num processo individual, basta substituir salas por folhas de papel e saber encarar os três papéis. 

No segundo processo que vou falar não há propriamente uma sequência, apenas algumas dicas.

Afinidades - “Este caso particular da fantasia leva-nos a ter em consideração que todas as coisas podem ser vistas de outros modos.” 
No livro "O principezinho" a figura no topo é tema de discussão, para os adultos é um chapéu, para a personagem é uma jibóia a comer um elefante

Inversão - Inverter situações, este processo pode ser irónico e divertido


Repetição - Repetir o que já foi feito antes, não no sentido de copypaste mas por exemplo, podemos procurar fantásticas criaturas nas mais variadas mitologias ou ir até a inquisição espanhola para encontrar a mais terrível das armas de tortura
A fénix

Mudanças - As mudanças podem dar-se em: Cor, matéria, lugar, função, movimento, dimensão ou peso.

  • Cor: O cabelo dela é castanho, mas e se for roxo?
  • Matéria: E se a água fosse fogo?
  • Lugar:
  • Função: A vassoura serve para varrer, mas e que tal para voar? 

  • Movimento: Os gatos não flutuam, mas e daí?

  • Dimensão: Dante recriou o inferno, para ele quanto pior fosse o crime pior seria o castigo, assim haviam vários círculos para onde iam as almas:

  • Peso: É bastante comum nos desenhos animados, o professor é mais pesado que as The Powerpuff Girls no entanto isso não as impede de segurá-lo com um único dedo ou mão
    Fusão: O hipogrifo tem patas traseiras e cavalo, e cabeça e garras e águia

No comments:

Post a Comment