Pages

Friday, June 21, 2013

O Grémio dos vencidos da vida

Um grémio é um conjunto de profissionais de alguma coisa, porém em Portugal "grémio" ganha um novo significado através do Grémio Literário criado pelos escritores e revolucionários Garrett e Herculano, o seu objetivo era a atividade intelectual em imensas áreas do conhecimento, o edifício do Grémio Literário continua a existir em Lisboa hoje mas já não tem a importância cultural de antes.
Mais tarde, surge a geração de 70, da qual o Eça de Queirós pertenceu, a geração de 70 ou a geração de Coimbra era um grupo boémio de universitários determinado a mudar o país, porém, como não conseguiram de facto mudar o país, consideraram-se uns vencidos da vida. O grupo dos "Vencidos da vida" acabou por ganhar importância já que grandes personalidades como Antero de Quental e sobretudo Eça de Queirós faziam parte dele, o que estes escritores fizeram foi criticar a sociedade aristocrática do tempo através da caricatura, do naturalismo e do realismo, o grupo acabaria por desmoronar-se mais tarde.

Eu sei que falo de muitos conceitos e nomes que para muitos podem ser novidades mas é daqui que surge este blog que pretende ser sobre literatura e escrita.


Assuntos que quero falar por aqui: 
-Estilos/correntes literárias
-Escrita Criativa
-Opiniões sobre livros
-Pequenas biografias de grandes escritores
-Críticas da actualidade no contexto ou não da literatura

4 comments:

  1. Olá Victória. Eu gostei da ideia e quero acompanhar o blogue. Não vai colocar a gadget de seguidores ou a opção de seguir por e-mail?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Já coloquei Christian ^^ Havia e há muita coisa para fazer no blog, ontem nem tinha um desing digno hahaha, hoje já comecei a preparar posts e a pensar melhor na organização do blog. Obrigada :)

      Delete
  2. Oh! Muito bem, Vic! Acho uma ideia interessante esta que trazes por cá! :D Vou seguir ;) E obrigada pelo teu comentário ;) FIco feliz que tenhas regressado! ^^

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ainda vou ver como desenvolvo a ideia da escrita criativa ^^ 5 euros! xDDD

      Delete